PERGUNTAS
FREQUENTES


Reunimos algumas respostas para as dúvidas mais comuns de vocês sobre o programa WOW [women on walls]. Esperamos que seja útil. Caso tenha outras questões sobre o edital que não foram respondidas aqui, por favor, escreva para gente: wow@instagrafite.com.



ATÉ QUANDO IRÃO AS INSCRIÇÕES DO EDITAL 2021?

As inscrições para a segunda edição do WOW [women on walls] Ipanema acontecem de 29 de março até 19 de abril, às 23h59 (horário de Brasília).

O processo deverá ser feito exclusivamente por meio do preenchimento integral do formulário online, disponível neste site. Não serão aceitas inscrições fora do prazo, não deixe para a última hora!



QUANTAS VAGAS SERÃO OFERECIDAS NESTA EDIÇÃO?

Em 2021, são oferecidas 60 vagas, para as quais buscaremos perfis de artistas iniciantes e em desenvolvimento, brasileiras (residentes no Brasil ou exterior) e mulheres artistas de outros países de língua portuguesa.

As vagas do WOW IPANEMA 2021 serão distribuídas da seguinte maneira:

︎︎︎ 50% destinadas a mulheres negras e pardas

︎︎︎ 20% destinadas a mulheres indígenas e/ou de comunidades tradicionais

︎︎︎ 20% destinadas a mulheres de fragilidade econômica

︎︎︎ 10% destinadas a mulheres transgênero, transexuais ou travestis



SOU BRANCA, ORIENTAL OU DE OUTRA ETNIA NÃO CITADA ACIMA, POSSO PARTICIPAR?

Sim, se você apresentar nos campos do texto em 'trajetória de vida' que está com dificuldades financeiras, a categoria fragilidade econômica é a que você deverá selecionar e participar do edital deste ano.



SOU BRASILEIRA, MAS MORO FORA DO PAÍS, POSSO PARTICIPAR?

Pode sim, mas priorizaremos os critérios apontados acima, entre eles a artista morar no Brasil.

Entretanto, caso você se encaixe nas categorias acima, poderá participar - independente do país que reside.



NÃO SOU BRASILEIRA, MAS DE OUTRO PAÍS DE LÍNGUA PORTUGUESA, POSSO PARTICIPAR?

Pode sim, mas priorizaremos os critérios apontados acima, entre eles a artista morar no Brasil. Entretanto, caso você se encaixe nas categorias acima, poderá participar - independente do país que reside.

Focamos nos países de língua portuguesa porque 80% das aulas e as mentorias serão ministradas em português.



NÃO ME ENCAIXO NAS CATEGORIAS ACIMA, POSSO PARTICIPAR?

Não. Este ano daremos prioridade para estas mulheres pela urgência da necessidade em construirmos curadorias mais plurais e descentralizadas. Entretanto, você poderá assistir todas as aulas gratuitamente no nosso canal do youtube: youtube.com/instagrafite.

As professoras convidadas serão anunciadas no nosso instagram, assim como conteúdos sobre aulas serão compartilhados.

Siga nosso perfil para ficar por dentro de tudo:
instagram.com/wowinstagrafite



JÁ ME INSCREVI NA EDIÇÃO PASSADA, MAS NÃO FUI SELECIONADA. POSSO ME CANDIDATAR?

Pode sim! Podem participar desta chamada todas as mulheres artistas visuais que atendam aos critérios de seleção apontados acima.



FUI SELECIONADA NA EDIÇÃO PASSADA, POSSO ME CANDIDATAR?

Não. Queremos ampliar essa egrégora e abrir a roda para outras mulheres artistas poderem evoluir em suas jornadas. Entretanto, você poderá assistir todas as aulas gratuitamente no nosso canal do youtube: youtube.com/instagrafite.

As professoras convidadas serão anunciadas no nosso instagram, assim como conteúdos sobre aulas serão compartilhados.

Siga nosso perfil para ficar por dentro de tudo: instagram.com/wowinstagrafite



SE AS AULAS SÃO ABERTAS NO YOUTUBE, POR QUE PARTICIPAR DO EDITAL?

As aulas estarão sim disponíveis no nosso canal do youtube, mas o programa vai além das aulas.

Ofereceremos 2 (duas) mentorias personalizadas, com curadoras de arte, para cada aluna selecionada, uma no começo do programa e outra ao final.

As aulas serão ministradas via plataforma zoom apenas para as selecionadas, com prioridade de atendimento e questões destas alunas. Haverá ainda um grupo de whatsapp com acompanhamento diário, conteúdos e trocas exclusivas, apenas para as selecionadas.

Além disso, teremos projeção das artes das que concluírem o programa, possibilidades de participar das curadorias do Instagrafite, kit WOW com mimos e também surpresas do nosso patrocinador master, a Sandálias Ipanema.

Entenda esse projeto não como um curso, mas como uma jornada, que você deverá participar e se superar a cada semana para atingir seus próprios objetivos como artista.



O PROGRAMA ACONTECERÁ ONLINE?

Sim, todas as aulas e mentorias serão online, podendo todas as mulheres do Brasil ou fora do Brasil participar.

Tentaremos, após a situação da pandemia, promover encontros físicos futuros, a critério de cada participante.



QUANDO ACONTECERÃO AS AULAS? PRECISO ESTAR PRESENTE EM TODAS?

As aulas acontecem nos meses de maio e junho de 2021, todas as segundas, quartas e sextas, das 10h às 12h.

Caso você seja selecionada, pediremos seu compromisso com o projeto e a participação de 80% das aulas, para que você possa receber o certificado digital de conclusão do programa.

O mesmo vale para as mentorias, que acontecem entre maio e julho, que serão exigidas a presença de forma ativa das selecionadas.

Caso não tenha interesse em participar, ou não possa, dê a chance a outra artista que terá disponibilidade e vontade neste momento.



COMO SABEREI SE FUI SELECIONADA?

As artistas selecionadas receberão um aviso por email que foram aprovadas no edital dia 26 de abril de 2021, assim como divulgaremos no site e Instagram do WOW.



AINDA NÃO ENTENDI. O QUE É O WOW [WOMEN ON WALLS] IPANEMA?

Não é um festival. Não é uma residência artística. Não é uma palestra. Não é um curso isolado. É um programa único no mundo, de capacitação e profissionalização, gratuito e mundial, para mulheres artistas visuais que querem melhorar seu desempenho nas ruas e nas suas trajetórias artísticas.

O que entendemos como artistas visuais: artistas contemporâneas ou urbanas, ilustradoras, designers, que querem se tornar melhores artistas.

Não atendemos artistas de outras áreas como música, cinema, poesia, etc. Nosso foco é nas artistas visuais, pois temos experiência neste segmento há 10 anos e queremos contribuir com os nossos conhecimentos e a nossa rede de conexão para a evolução e fortalecimento de novas artistas no mercado brasileiro e internacional.