ASSISTA AS AULAS 2021







JULIA LIMA
@julia_plima



AULA 1
MULHERES ARTISTAS
O QUE NOS UNE?


Nesta aula, dividida em dois momentos, você aprenderá sobre as noções de pertencimento, inserção, escrita e revolução que atravessam a história das artistas mulheres. Por meio de uma revisão crítica, serão discutidas as exclusões sistemáticas dentro do meio da arte e os mecanismos de rompimento das barreiras impostas. Em seguida, serão feitas análises de obras de duas artistas seminais na re-escrita das narrativas artísticas da América Latina: Frida Kahlo e Ana Mendieta
Sobre a convidada: Julia Lima é curadora independente, pesquisadora e tradutora especializada em ensaios na área de artes visuais. Também atua como crítica de arte, professora de história da arte e no acompanhamento de artistas. Participou da Summer School do Courtauld Institute, em Londres, e integrou o Núcleo de Pesquisa e Curadoria do Instituto Tomie Ohtake por três anos. Foi júri do Prêmio EDP 2016, e coordenou a 2a edição do programa de residência latino-americana do Adelina Instituto, em 2019.

CLIQUE AQUI E ASSISTA
A AULA









CAROLLINA LAURIANO
@carollinalauriano

AULA 2
MULHERES ARTISTAS
CORPO E SUBJETIVIDADE


Partindo da ideia de que a arte nos permite experienciar diferentes possibilidades de ser, estar e vivenciar novas formas de perceber, conhecer e pensar o mundo e a si mesmo, esta aula se debruça sobre o trabalho de Howardena Pindell, Carrie Mae Weems, Rosana Paulino, Kara Walker, Nona Faustine, Zanele Muholi e Sonia Gomes, para refletir como os fazeres artísticos, ao se valerem de práticas afirmativas, proporcionam uma força inventiva do corpo enquanto estratégia de subversão e resistência para propor, assim, outras formas de existir em um mundo que, diariamente, tenta aniquilá-los.
Sobre a convidada: Carollina Lauriano é formada em Jornalismo. Tem extensão em Pesquisa e Análise de Tendências pela Central Saint Martins/University of the Arts London (UAL) e atua como curadora independente desde 2017. De 2018 a 2020, integrou o time de curadoria e gestão do Ateliê397, um dos principais espaços independentes de arte de São Paulo. Em suas pesquisas, interessa discutir a inserção, desafios e conquistas de jovens mulheres artistas no mercado da arte. É curadora adjunta da 13ª. edição da Bienal do Mercosul, mostra que acontece em Porto Alegre em 2022.

CLIQUE AQUI E ASSISTA
A AULA











JANA JOANA
@janajoana




AULA 3
HISTÓRIA DAS MULHERES NO GRAFFITI & STREET ART


Nesta aula você aprenderá sobre quem foram as mulheres pioneiras na street art, sobre os desafios dentro e fora da arte para desenvolverem seus trabalhos e sobre as mulheres que inspiram a artista. Jana trará ainda a sua experiência como mulher em um cenário artístico majoritariamente masculino.


Sobre a convidada: Jana Joana é de São Paulo e desde 1998 desenvolve sua arte através da cultura do graffiti e das artes plásticas em galerias pelo mundo. Seu trabalho é descrito como social, poético e sacro-feminino e ela comumente retrata a relação da mulher com a sua ancestralidade. Jana já expôs na América Latina, Cuba, Estados Unidos e Europa.

CLIQUE AQUI E ASSISTA
A AULA







ARISSANA BRAZ PATAXÓ   @arissanapataxoportfolio




AULA 4
MULHERES INDÍGENAS NA ARTE: PROCESSOS DE CRIAÇÃO, DESAFIOS E TRANSFORMAÇÕES


A partir de sua experiência nos processos de criação e inserção no campo das artes, Arissana Pataxó irá compartilhar os desafios de fazer da arte um lugar de conhecimento sobre os povos indígenas.
Sobre a convidada: Reside na comunidade Indígena de Coroa Vermelha, na Bahia, uma das maiores aldeias urbanas do Brasil. Trabalha como professora de arte e patxôhã. Atua como artista visual realizando diversas exposições e projetos artísticos no Brasil. Possui graduação em Artes Plásticas, mestrado em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia e atualmente cursa o doutorado em Artes Visuais na mesma universidade.

CLIQUE AQUI E ASSISTA
A AULA








CAMILLA D'ANUNZIATA
@danunziata




aula 5
A ARTISTA Do
SÉCULO 21


- Parte 1: Onde estamos e para onde estamos indo? Introdução sobre a criatividade no século 21, modos de ver o mundo, e novos paradigmas. (Estudo baseado no livro do Amit Goswami Criatividade no século 21)
- Parte 2: Onde nasce o artista? A construção da sua linguagem interna. Como as suas questões pessoais, sua vivência de mundo, sua criação, habilidades e até traumas moldam a sua expressão artística. Como hackear sua linguagem interna e fazer dela sua obra- prima.
- Parte 3: Quem é o artista do Século 21?



Sobre a convidada: Camilla D'Anunziata desenvolveu projetos de moda, design, branding e arte para empresas nacionais e internacionais. Criou a RED Studios, residência artística, curadoria e laboratório de mentoria criativa. Criou galerias itinerantes de arte e design levando artistas brasileiros para a China e projetos anuais em SP durante a Design Weekend.

CLIQUE AQUI E ASSISTA
A AULA








ÉLLE DE BERNARDINI
@elleiote





AULA 6
COMO PENSAR AS INTERSECÇÕES ENTRE HISTÓRIA DA SEXUALIDADE E A HISTÓRIA DA ARTE


“Precisamos, como artistas e pessoas consideradas dissidentes pelo atual modelo de sociedade em que vivemos, pensar sobre os apagamentos que nossos corpos, vidas e trabalhos sofreram ao longo da história. Pensar sobre isso é ser capaz de forjar estratégias que visem reverter essa situação, desafiando o sistema em busca de um novo modelo de sociedade. E, principalmente, de uma nova compreensão a respeito do ser humano e do ser artista.”


Sobre convidada: Élle de Bernardini é uma mulher transexual, formada em ballet clássico pela Royal Academy of Dance de Londres, e sua produção permeia sua biografia. Suas obras abordam a intersecção entre questões de gênero, sexualidade, política e identidade com a história da humanidade e da arte. Já teve seu trabalho exposto em instituições como Museu de Arte de São Paulo/MASP, Pinacoteca do Estado de São Paulo, Museu de Arte do Rio/MAR, Museu de Arte do Rio grande do Sul/MARGS, Museu Nacional da República, Memorial da América Latina, MAC-RS, Pivô Arte e Pesquisa, Farol Santander, Centro Cultural São Paulo.

CLIQUE AQUI E ASSISTA
A AULA







DENISE SAITO
@denisesaito




AULA 7
PROFISSIONALIZAÇÃO
DA ARTISTA


Nesta aula, as alunas aprenderão sobre como posicionar o trabalho artístico diante do mercado, a importância do networking, como pegar um briefing e montar uma proposta e como precificar o seu trabalho. Também aprenderemos premissas sobre organização financeira e como usar redes sociais de forma consciente.
Sobre a convidada: Denise Saito é fundadora e CEO da Freela School, iniciativa que busca profissionalizar criativos independentes através de conteúdos e experiências. Designer de formação e freelancer há 5 anos, aprendeu tudo que sabe na prática e hoje compartilha seu conhecimento e suas vivências através de conteúdos gratuitos, mentorias e cursos.

CLIQUE AQUI E ASSISTA
A AULA







NATALIA CUNHA
@natscunha




AULA 8
PROJETOS NA RUA


Artistas, como capitalizar uma ideia? Projetos Culturais e financiamentos públicos e privados. Fomentos, Leis de Incentivo e Lei Emergencial da Cultura (LAB).
Sobre a convidada: Psicóloga com licenciatura na área social e experiência de quase 10 anos em gestão pública. Coordena Programas e Projetos de Fomento Cultural no estado de São Paulo e é Supervisora da Escola Municipal da Iniciação Artística (EMIA). Atua com formação, gestão de redes e mediação de interesses para diferentes públicos. Promoveu seminários, exposições e ações culturais com diferentes temas relacionados à cidadania cultural, diversidade e inclusão.

CLIQUE AQUI E ASSISTA
A AULA







YASHA YOUNG
 @yashayoungprojects




TINA ZIEGLER
@tinaziegler




AULA 9
FEIRAS, MUSEUS E EVENTOS DE ARTE INTERNACIONAIS


Conversa entre as curadoras internacionais Yasha Young (Urban Nation Museum) e Tina Ziegler (Moniker Fair) sobre suas experiências em criar, curar, produzir e organizar feiras, museus e eventos de arte conhecidos mundialmente. No papo iremos ainda contar das possibilidades para as artistas, sugestões de caminhos e inovações surgidas com a aceleração digital da arte no tempo presente.



Sobre as convidadas:
Yasha Young: Foi a fundadora, diretora criativa e executiva do URBAN NATION, o primeiro museu de arte contemporânea urbana de Berlim e um projeto artístico único em escala global. Ela criou e fundou duas exposições e projetos de arte internacionalmente renomados, ProjectM / e ONE WALL, bem como o programa progressivo de residência artística internacional para artistas contemporâneos urbanos Fresh A.I.R. Essas iniciativas evoluem continuamente para apoiar jovens artistas e curadores em nível internacional. Tina Ziegler: Está na vanguarda do cenário urbano e da nova arte contemporânea desde 2008. Responsável pelo crescimento de inúmeras feiras, galerias e artistas, realizou a curadoria de mais de 100 exposições em incontáveis países e apresentou colecionadores e amantes da arte a milhares de artistas. Ela lidera o Moniker como um centro para novos movimentos artísticos, enquanto opera na periferia da indústria para garantir que os limites continuem a ser ultrapassados. Em 2018, ela expandiu a feira anteriormente centrada em Londres para Nova York, introduzindo um novo contexto e uma nova dimensão para o evento já renomado, estilisticamente eclético e criador de tendências.

CLIQUE AQUI E ASSISTA
A AULA






CRICA MONTEIRO
@crica.monteiro



aula 10
INTRODUÇÃO AO DESENHO E NOÇÕES DE PINTURA EM AQUARELA


Aprenda com a aquarela a quebrar regras e deixar o seu traço fluir. Nesse breve curso vamos aprender um pouco sobre como criar formas, objetos e noções de personagem do zero. E para a pintura vamos usar a técnica da aquarela, que vai dar o toque especial ao seu projeto. A aquarela é uma das formas mais delicadas e livres de pintar, então chegou a hora de aprender na prática um passo a passo simples de como dominar essa técnica.


Sobre a convidada: Crica Monteiro começa a se interessar por artes ainda na infância influenciada pela sua mãe. Se formou em 2008 em Design de Interface Digital pelo Centro Universitário Senac e levou o seu trabalho com o graffiti para diversos estados brasileiros e América do Sul. Fez trabalhos para diversas marcas e empresas como Nike, Maurício de Sousa Produções, Dolce Gusto e Avon. Expressa sua arte principalmente através de figuras femininas e traz luz a temas como representatividade e negritude.

CLIQUE AQUI E ASSISTA
A AULA







MAG MAGRELA
@magmagrela



AULA 11
INTRODUÇÃO À PINTURA ACRÍLICA E SUA APLICAÇÃO NA RUA


Apresentação dos melhores materiais, preparação de tela e noções básicas para iniciar na pintura acrílica e como a técnica pode ser levada para os murais nas ruas.
Sobre a convidada: Mag sempre teve contato com várias linguagens artísticas. Seus trabalhos se espalham pelas ruas das cidades, sobretudo na cidade de São Paulo, mas também em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador, Natal, Lisboa, Londres e Nova Iorque. Mag se inspira na euforia urbana de São Paulo para transitar por temas que falam sobre culturas brasileiras – aborda questões que nos rodeiam: a fé, o profano, o ancestral, a batalha do dia-dia, a resistência, a busca pelo ganha-pão, o feminino.

CLIQUE AQUI E ASSISTA
A AULA







PATI RIGON
@patrickrigon



AULA 12
INTRODUÇÃO À PINTURA À ÓLEO & REALISMO E A REPRODUÇÃO DESTA ESTÉTICA NA ARTE URBANA


Aprendizados básicos da técnica de pintura a óleo e dicas para seguir explorando a arte realista. Abordagem dos principais materiais envolvidos, preparação de tela, construção e transferência de imagens para artes realistas e truques de como reproduzir esta estética na arte urbana.

Sobre a convidada: Aprendizados básicos da técnica de pintura a óleo e dicas para seguir explorando a arte realista. Abordagem dos principais materiais envolvidos, preparação de tela, construção e transferência de imagens para artes realistas e truques de como reproduzir esta estética na arte urbana.

CLIQUE AQUI E ASSISTA
A AULA







FLÁVIA JUNQUEIRA
@flavia_junqueira_



AULA 13
FOTOGRAFIA ENCENADA


Fotografia Encenada: é a imagem fotográfica em que toda a narrativa, os elementos reproduzidos e até mesmo o ângulo preciso da câmera são montados antecipadamente e reunidos para expressar e criar uma cena/encenação/ performance especificamente para o quadro fotográfico. Nesta aula veremos estudos sobre a prática e a teoria da fotografia encenada a partir de leituras, dinâmicas e exercícios que acompanhem a poética visual de cada aluna.
Sobre a convidada: Flávia Junqueira é doutora em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UNICAMP, mestre em Poéticas Visuais pela USP, pós graduada em fotografia e bacharel em Artes Plásticas pela FAAP. Participou do projeto do programa de residências da Izolyatsia’s Platform for Cultural Initiatives na cidade de Donestk na Ucrânia com curadoria de Boris Mikailov (2011), da residência Cité Internationale des Arts em Paris com apoio da FAAP (2011), integrou o Programa PIESP da Escola São Paulo (2010) e atuou como assistente de cenografia no Espaço Cenográfico de São Paulo de J.C.Serroni.

CLIQUE AQUI E ASSISTA
A AULA









AHENEAH
@aheneah




AULA 14
INSTALAÇÃO EM LARGA ESCALA


Nesta aula, a artista abordará sobre como as mais diversas técnicas podem ser reinventadas e transformadas em instalações gigantes no espaço público, com experiências da sua própria trajetória e referências de outras artistas com intervenções nas ruas.
Sobre a convidada: Aheneah (1996) é uma artista e designer gráfica portuguesa. Ela combina seus conhecimentos em Design com os ensinamentos da sua avó sobre bordado. Seu percurso artístico transformou-se numa exploração de ligações entre os meios digitais e analógicos, procurando desconstruir, descontextualizar e transformar uma técnica tradicional, conectando assim culturas e gerações. Aheneah já colaborou com o Festival Internacional de Arte Urbana Asalto, Associação Cais, Association TROI3, Circus Network, Parlamento Europeu | Portugal, Fiamma, Lata 65, Mistaker Maker | Plataforma de Intervenção Artística, Plano B, Sebenta da Quarentena, Space Junk, The Hood e Tous. Seu trabalho pode ser encontrado em Portugal, mas também pela Espanha, França e Reino Unido.

CLIQUE AQUI E ASSISTA
A AULA










RAFAEL BQUEER
@rafaelbqueer



AULA 15
PERFORMANCE: CORPAS E IDENTIDADES


A aula tem como objetivo conhecer a arte da performance a partir de referências de artistas dissidentes do Brasil e da América Latina. Pensar múltiplos desdobramentos sobre o corpo, sua diversidade cultural, simbólica e política em variadas práticas artísticas.
Sobre a convidade: Rafael Bqueer (Belém/PA, 1992) tem formação pelo curso de Artes Visuais da UFPA. Trabalha com múltiplas plataformas como fotografia, vídeo e performance. Em seu trabalho, Bqueer investiga o impacto do colonialismo e da globalização por meio de ícones da cultura de massa recontextualizando as complexidades sociais, raciais e políticas do Brasil. Combinando ações com montações que cruzam sua memória com a infância, a obra de Bqueer aborda a questão do racismo, trazendo suas experiências com os desfiles das escolas de samba, arte drag e a cultura de massa das periferias para questionar os símbolos eurocêntricos de poder, bem como a ausência de narrativas afro-brasileiras e LGBTQIA+ na arte-educação e em instituições de arte.

CLIQUE AQUI E ASSISTA
A AULA











IGI AYEDUN
@igiayedun



AULA 16
ARTE E TECNOLOGIA


A artista discutirá como se dá a arte digital em seus aspectos materiais, imateriais e poéticos através da sua perspectiva artística e também mercadológica e abrindo diálogo sobre o mercado de NFT.
Sobre a convidada: Igi Ayedun é uma artista multimídia autodidata que trabalha com pintura, vídeo, escultura digital 3D e som. Seu trabalho é orientado pelo potencial cultural e biológico das cores, em particular a cor azul está no centro de suas pesquisas atuais. Parte de seu trabalho de pintura explora técnicas têxteis ancestrais usando pigmentos naturais e materiais como argila, cera, milho e algodão. Igi se lançou por meio da moda, das artes e da arquitetura e atualmente é fundadora da galeria/ residência HOA e CEO da plataforma MJOURNAL.

CLIQUE AQUI E ASSISTA
A AULA










LADY PINK
@ladypinknyc



AULA 17
INSIGHTS DA PIONEIRA DO GRAFFITI LADY PINK

INSIGHTS FROM GRAFFITI PIONEER LADY PINk


ENG (com tradução simultânea)

Conversa com a lendária Lady Pink - uma das artistas precursoras na história do graffiti mundial. Insights da convidada através de sua experiência na cidade de Nova York, sua trajetória ao redor do globo e a evolução da sua carreira ao longo dos anos.



Sobre a convidada: Lady Pink nasceu no Equador, foi criada em Nova York e atualmente mora no interior da cidade. Em 1979 se tornou conhecida como a única mulher capaz de competir com os rapazes da subcultura do graffiti. Pink pintou vagões de trem dos anos 1979 a 1985 e em 1982 teve um papel principal no filme "Wild Style". Esse papel e suas outras contribuições significativas para o graffiti fizeram dela uma figura cult na subcultura hip-hop, recebendo o apelido de "primeira-dama do graffiti".

Mais aqui: www.ladypinknyc.com


CLICK HERE TO WATCh the class



CLIQUE AQUI E ASSISTA
A AULA









AULA 18
MODA COM ARTE


Aula sobre a criação de produtos de moda em colaboração com artistas. Explicação sobre todas as etapas do processo de um projeto: curadoria, briefing, criação, digitalização, estamparia, impressão e realização. Aproximação do público com os bastidores da Grendene, através de uma conversa entre a equipe de design e marketing de Ipanema e as artistas da próxima coleção Arte Conecta da marca. Será lançado um concurso exclusivo às alunas do WOW Ipanema 2021 durante a aula.





Sobre as convidadas:
Daiane Fischer - Gerente de Marca e Comunicação da Ipanema Formada em publicidade, com MBA em marketing, há mais de 20 anos na área de marketing e comunicação. Gosta de contribuir para que as marcas possam brilhar através do seu propósito, com um trabalho de branding e construção de marca.

Luciana Beltrami Cardozo - Coordenadora de Design da Ipanema Formada em design gráfico pela UFPR. Sua paixão desde cedo sempre foi o desenho e, ao passar dos anos, evoluiu para o design, arte, moda e até gestão de pessoas. Atua na área há mais de 20 anos e sua jornada na Grendene teve início em 2002.
@sandaliasipanema

Artistas:
Aju Paraguassu - Baiana, ativista e mensageira visual. Se encontra na confusão envolvente que une arte e design, alinhando sempre seu propósito ao processo.
@ajuparaguassu

Naíma Almeida - Paulista, apreciadora do fluxo livre entre as diferentes formas de arte, sempre numa explosão ousada, gráfica e colorida.
@naima.almeida

Juliana Fervo - Pernambucana, radicada no Rio de Janeiro, apaixonada pela mistura da cidade com a natureza, encontrou na arte urbana sua forma de expressão. @julianafervo








RENATA FELINTO
@fenix_negra_purpurinada



AULA 19
ARTE-EDUCAÇÃO


A educação formal, informal e não formal e as artes visuais como lugar educador e transformador. Como comunicar-se em processos educativos que tenha as artes visuais como condutora e como se organizar para planejar oficinas, palestras e cursos.
Sobre a convidada: Renata Felinto é artista visual, com doutorado e mestrado em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista/SP e especialização em Curadoria e Educação em Museus pelo Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo/SP. Professora adjunta de Teoria da Arte do Curso de Licenciatura em Artes Visuais do Centro de Artes da Universidade Regional do Cariri/CE. Coordenou o Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil. É curadora adjunta para cosmologias do Instituto Oficina de Cerâmica Francisco Brennand, Recife/PE. A arte produzida por mulheres e homens negrodescendentes tem sido tema principal de sua pesquisa.







LUCIARA RIBEIRO
@luciribeir0





AULA 20
CURADORIA COMO ESPAÇO DE MUDANÇA


A partir de projetos que entendem a curadoria como território de mudança, serão apresentados reflexões que buscam saídas para a construção de um campo comprometido eticamente, socialmente e coletivamente



Sobre a convidada: Luciara Ribeiro é educadora, pesquisadora e curadora. É mestra em História da Arte pela Universidade de Salamanca (USAL, Espanha, 2018) e pelo Programa de PósGraduação em História da Arte da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP, 2019). É colaboradora de conteúdo da Diáspora Galeria e docente no Departamento de Artes Visuais da Faculdade Santa Marcelina.









RAQUEL BRUST
@raquelbrust



AULA 21
FOTOGRAFIA-ARTE


A fotografia como modalidade de arte e sua expansão para as ruas através do projeto Giganto. Relatos e imagens do processo criativo da artista e suas referências na história da arte. Possibilidades expositivas no ambiente urbano e o papel da fotografia na permanência para obras efêmeras.



Sobre a convidada: Raquel Brust é fotógrafa e artista visual. Utiliza a fotografia como parte de seus processos criativos, buscando fazer uma fotografia expandida que extrapola suas fronteiras e permite a hibridização das linguagens e a convergência dos meios. Sua série mais conhecida, o "Projeto Giganto” @projetogiganto, apresenta fotografias em grandes dimensões coladas na cidade, ativando o espaço público através de uma exposição intrinsecamente conectada com o ambiente e seus personagens.






LEDANIA
@ledania



AULA 22
ARTE PÚBLICA MUNDIAL E SUAS POSSIBILIDADES


Panorama da arte pública no mundo, diferenças entre países, possibilidades de plataformas, mídias e oportunidades. Arte como passaporte para conhecer o mundo.


Sobre a convidada: Diana Ordóñez (nascida em 1987), também conhecida como Ledania, é uma NEO MURALISTA colombiana que se consolidou como uma importante referência do graffiti latino-americano. Atualmente baseada em Bogotá, Ledania é uma das artistas mais proeminentes da cena da arte urbana contemporânea no mundo.  






DAIARA TUKANO
@daiaratukano



AULA 23
MENSAGem final


Conversa final com a artista Daiara Tukano como fechamento do WOW Ipanema 2021.

Sobre a convidada:
Daiara Hori Figueroa Sampaio - Duhigô, do povo indígena Tukano – Yé'pá Mahsã, clã Eremiri Hãusiro Parameri do Alto Rio Negro na amazônia brasileira, nascida em São Paulo. Artista, ativista, educadora e comunicadora. Mestre em direitos humanos pela Universidade de Brasília - UnB; pesquisa o direito à memória e à verdade dos povos indígenas; Coordenadora da Rádio Yandê, primeira web-rádio indígena do Brasil - www.radioyande.com. Estuda a cultura, história e espiritualidade tradicional de seu povo junto à sua família. Reside em Brasília, DF. É a primeira mulher indígena brasileira a pintar uma empena.